Para uma consola com apenas alguns meses de ‘vida’, a Nintendo Switch 2 já tem alguns argumentos de peso para fazer valer a compra. Entre eles encontramos não só ‘Mario Kart World’ como também ‘Donkey Kong Bananza’, dois exclusivos que ilustram bem aquelas que são as maiores virtudes dos jogos da Nintendo - a criatividade e o facto de serem experiências para toda a família.
A par destes exclusivos, a Nintendo também tem lançado versões atualizadas de alguns dos melhores jogos que chegaram à Switch original e, entre eles, temos ‘Super Mario Party Jamboree’ que ganhou este verão uma nova versão com mais conteúdo exclusivo da Switch 2.
Esta versão tem o nome ‘Super Mario Party Jamboree - Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV’ e, após recebermos um código e passarmos os últimos meses a jogar, podemos afirmar sem reservar que se trata, indubitavelmente, de um dos melhores capítulos desta série.
© Nintendo
Para quem não conhece, ‘Mario Party’ é uma experiência feita para partidas com vários jogadores que, controlando diversas personagens de ‘Super Mario’, percorrem criativos jogos de tabuleiro com os mais variados minijogos. É uma premissa simples que, em ‘Super Mario Party Jamboree’ (lançado em 2024), teve a sua expressão mais criativa com tabuleiros e minijogos que se encontram entre os melhores que já jogámos na saga.
Após um decepcionante ‘Super Mario Party’ - que pouco fez para inovar e surpreender - ‘Super Mario Party Jamboree’ aposta em tabuleiros mais criativos e diferenciados para garantir diversão, tanto para quem nunca jogou como também para os veteranos. Algo surpreendente tendo em conta que o primeiro ‘Mario Party’ foi lançado em 1998 para a Nintendo 64.
Cada cenário para as partidas funciona como os tabuleiros convencionais, o que significa que os jogadores terão de rolar um dado e, de acordo com o número que calhar, progridem no tabuleiro no número de casas correspondente de forma a apanharem uma estrela - sendo que quem chegar ao fim do jogo com o maior número de estrelas será o vencedor. Até aqui tudo normal e nada fora do habitual.
© Nintendo
No entanto, os tabuleiros introduzidos em ‘Super Mario Party Jamboree’ e que se encontram aqui também oferecem algumas mudanças. Um dos tabuleiros tem lugar numa pista de Fórmula 1 e cada jogador conduz o seu próprio carro; outro tem uma ferrovia e um comboio que pode ser usado para avançar ou recuar de acordo com a localização da estrela ou o seu objetivo; enquanto outro estende-se por múltiplos andares de um centro comercial onde os jogadores são incentivados a reunir carimbos para terem mais moedas, necessárias para pagar pelas tão preciosas estrelas.
Esta diversidade faz com que mesmo o modo mais tradicional de ‘Mario Party’ seja sempre ‘fresco’ e divertido, com os mini-jogos - que recorrem às várias funcionalidades dos comandos Joy-Con - a proporcionarem boas injeções de adrenalina e espírito de competitividade entre rondas.
Tudo isto é complementado com uma série de conteúdo desbloqueável que vai desde músicas, até ‘stickers’ e também reações que podem ser usadas durante os jogos, proporcionando sempre sorrisos perante as inusitadas situações que são criadas.
© Nintendo
Mesmo com toda esta competitividade, ‘Super Mario Party Jamboree’ é um jogo surpreendentemente pacífico. Tal como acontece com ‘Mario Kart’, em que os itens mais poderosos são sempre atribuídos em quem está no final da corrida, em ‘Super Mario Party Jamboree’ a Nintendo procura dar uma oportunidade a todos pelo que, mesmo que seja o jogador que tenha o menor número de estrelas, nunca se sabe o que aquela partida premiará na contagem final - seja maior número de moedas, quem mais calhou em casas de azar ou quem mais itens comprou.
Outra alteração importante em relação a jogos anteriores está na forma como funciona o sistema de companheiros. Ao longo de uma partida podem aparecer outras personagens de ‘Super Mario’ no tabuleiro e, caso se encontre com alguma, todos os jogadores (e não apenas o que a encontrou) terão a oportunidade de competir pela sua ajuda num minijogo específico.
Mesmo que o jogador que encontrou esta personagem receba uma pequena vantagem, todos os jogadores têm a possibilidade de competir por esta (preciosa) ajuda. Mais ainda, estes companheiros não ficam no jogo até ao fim, ficando no tabuleiro durante apenas três turnos.
© Nintendo
Em ‘Super Mario Party Jamboree’ as partidas não são só mais equilibradas (os dados das diferentes personagens têm a suas próprias vantagens e não ‘castigam’ tanto), como também personalizáveis, uma vez que os jogadores têm a opção de personalizar diversos aspetos da partida - nomeadamente o número de turnos e a dificuldade dos NPCs, caso tal opção seja necessária.
Como se não bastassem todos estes elementos que fazem de ‘Super Mario Party Jamboree’ um dos melhores títulos desta tradicional ‘franchise’ da Nintendo, a empresa decidiu aproveitar o lançamento do jogo na Switch 2 para adicionar mais conteúdo - o tal ‘Jamboree TV’ do título.
Estes conteúdos não são nada mais do que mais minijogos e partidas específicas que tiram partido das capacidades da nova consola: o microfone, o acessório de câmara e também a função de rato dos Joy-Con. Por muito divertidos que sejam estes modos, o facto de ‘Super Mario Party Jamboree’ e ‘Jamboree TV’ serem conteúdos separados faz com que pareça ser uma oportunidade perdida.
© Nintendo
Os jogadores que já tenham ‘Super Mario Party Jamboree’ na Switch original podem não ter um real motivo para fazer a atualização para a versão Switch 2. Se forem verdadeiros fãs de ‘Mario Party’ é garantido que se vão divertir com o conteúdo de ‘Jamboree TV’, mas seria preferível que a Nintendo tivesse encontrado uma forma de integrar os novos conteúdos na experiência original - transformando-a verdadeiramente em algo familiar, mas novo.
Considerações finais
‘Super Mario Party Jamboree Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV’ é o derradeiro pacote daquele que consideramos ser o melhor ‘Mario Party’ dos últimos anos. Os tabuleiros são tão divertidos e diferentes entre si que vai ser difícil ter um favorito, ao mesmo tempo que os dados das diferentes personagens estão mais equilibrados e as próprias regras mais flexíveis.
A Nintendo volta a entregar em ‘Super Mario Party Jamboree Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV’ aquilo que muitas outras produtoras parecem ter tanta dificuldade em fazer: criar uma experiência equilibrada que seja acessível para todas as idades, independentemente do grau de familiaridade com videojogos.
Mesmo que seja originalmente um jogo da anterior consola da empresa japonesa, esta versão de ‘Super Mario Party Jamboree’ para a Switch 2 é uma continuação da excelente forma como a Nintendo deu início a esta geração no que diz respeito a jogos.
Pontos fortes
- Tabuleiros distintos, mas todos divertidos;
- Dados das diferentes personagens mais equilibrados;
- Muito conteúdo para desbloquear;
- Comunicação durante o jogo através de reações;
- Conteúdo ‘Jamboree TV’ tira partido das novas capacidades da Switch 2.
Pontos fracos
- Conteúdo extra poderia estar incluído na versão original e não como pacotes separados.
Ideal para…
A versão Switch 2 de ‘Super Mario Party Jamboree’ é fácil de recomendar para famílias, casais e grupos de amigos que queiram um jogo para se divertirem em conjunto. Como já referimos anteriormente, trata-se de um jogo suficientemente acessível e equilibrado para ser indicado para todos, independentemente das idades.
Os fãs da Nintendo - sobretudo se já forem apreciadores de ‘Mario Party’ - também vão certamente desfrutar bastante desta versão da Switch 2. Por outro lado, se já tiver uma cópia de ‘Super Mario Party Jamboree’, consideramos que o conteúdo extra - com um custo de 19,99€ pode ser uma boa forma de se apaixonar novamente (ou ainda mais) por este ‘Mario Party’.