A OpenAI anunciou que vai remover o ChatGPT do WhatsApp, apontando para uma mudança nos termos de utilização da app de mensagens da Meta de forma a justificar esta decisão. Diz a empresa de Inteligência Artificial que o ChatGPT contava com 50 milhões de utilizadores no WhatsApp.
“Adorámos ver mais de 50 milhões de vocês a conversar, criar e aprender com o ChatGPT no WhatsApp”, diz o comunicado oficial da OpenAI. “A simplicidade e familiaridade de enviar mensagens fez [do WhatsApp] um espaço natural para a criatividade e curiosidade quotidianas”.
Ainda que não seja revelada qual é a mudança específica que levou a esta decisão da OpenAI, é importante sublinhar que a Inteligência Artificial da Meta - a Meta AI - está integrada no WhatsApp. Assim sendo, é natural que a Meta faça alterações de forma a impedir que outros ‘bots’ de conversação com Inteligência Artificial estejam disponíveis nas suas apps.
“Embora fosse a nossa preferência continuar a servir-vos no WhatsApp, estamos focados em fazer esta transição tão fácil quanto possível para os nossos utilizadores”, pode ler-se no comunicado, onde é indicado que o ChatGPT deixará de estar disponível no WhatsApp a partir do dia 15 de janeiro.