A Meta anunciou que planeia lançar novas ferramentas para o Messenger e o WhatsApp de forma a ajudar os utilizadores a identificarem potenciais burlas.
Como conta o site Engadget, o Messenger passará a exibir avisos sempre que for detetada uma mensagem potencialmente fraudulenta, indicando que podem reencaminhar a mensagem para uma análise da Meta AI.
Além disso, a Meta também avisará os utilizadores do Messenger que não devem transferir dinheiro ou ‘vouchers’ com dinheiro para contactos desconhecidos.
No que diz respeito ao WhatsApp, a Meta exibirá avisos caso estes tentem partilhar o ecrã durante uma videochamada com alguém que não esteja na lista de contactos - notando que os utilizadores só o devem fazer com pessoas em que confiam.
Sobre o combate a burlas e fraudes no Messenger e WhatsApp, a Meta refere que, desde o começo de 2025, “identificou e interrompeu” quase 8 milhões de contas associados com centros de fraudes - os quais estavam localizados em Myanmar, Laos, Cambodja, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.